quarta-feira, 4 de março de 2009

Área de Risco...Segurança para quem?

Indignada. Inconformada. Governo, política, segurança pública, cidadania, direitos, para quê? Para quem? Que tipo de controle social esse nosso Estado está produzindo? Para o bem de quem? Para atender a que população?
Há muito já se fala em "estado de bem estar social" - responsabilidade do nosso Governo, apesar dos nossos constantes pedidos de paz, súplicas em favor do direito à vida. Em que ponto chegamos? Rogamos pela nossa própria existência diante de um mundo desigual, injusto.
Mas minha indignação vai além da nossa violência explícita (assaltos, guerras, homicídios...), diz respeito à violência latente, subsumida numa regra que parece natural: "direitos iguais para todos". Todos quem, José?
Recentemente, enviei uma correspondência, via Sedex 10, a uma amiga que mora na capital. Com urgência, a encomenda chegaria, no dia seguinte, à residência de minha amiga, antes das 10 horas da manhã. Surpreendi-me com um telefonema, quatro dias depois, desta amiga informando-me que a correspondência não havia chegado. Mesmo, desde já, sentindo-me lesada pelos correios, fui à agência procurar informações. Eis que, realmente, não havia sido entregue. Justificativa: Área de Risco.
Área de Risco? O destinatário de minha correspondência mora em um bairro popular, diga-se de passagem, bastante populoso, da cidade. A este bairro, as pessoas comumente se referem como "favela". Lá, entre outras pessoas, as quais também nos referimos como "cidadãos", mora a minha amiga. E...pasmem: ela não teve o DIREITO de receber, em sua casa, a minha correspondência.
Agora me digam: isto não é violência?
Consultado no Dicionário Houaiss: Violência
1 qualidade do que é violento
2 ação ou efeito de violentar, de empregar força física (contra alguém ou algo) ou intimidação moral contra (alguém); ato violento, crueldade, força
3 exercício injusto ou discricionário, ger. ilegal, de força ou de poder
3.1 cerceamento da justiça e do direito; coação, opressão, tirania
Rubrica: termo jurídico. Constrangimento físico ou moral exercido sobre alguém, para obrigá-lo a submeter-se à vontade de outrem; coação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário